top of page

Psicologia: Terapia Cognitiva-Comportamental

Conhecendo a Psicologia de B. F. Skinner

Veja abaixo o vídeo da professora Martha Hunbner que explica, de maneira fantástia e de facil compreensão, a história de Skinner e da psicologia comportamental. Apesar da explicação ser apenas de Psicologia Comportamental (não de Psicologia Cognitivo-Comportamental), vale a pena assistir. Confira: 

Textos interessantes sobre Psicologia.

Lição de casa: 

O espaço reservado para o cliente.

Livros interessantes: 

Veja alguns livros que li e recomendo.

O que é terapia cognitivo-comportamental (TCC)?

    A terapia cognitivo-comportamental é uma terapia ativa, a qual visa ensinar o paciente a reconhecer pensamentos e crenças, principalmente as idéias distorcidas geradoras de seus problemas.

    A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) propõe o reconhecimento das vinculações entre pensamento, sentimento e comportamento, visa também, examinar as evidências a serviço de pensamentos que são automaticamente distorcidos, e ensina o sujeito a substituir esses pensamentos por interpretações mais lógicas e orientadas para a realidade, determinando afeto e comportamento mais positivos.

    A TCC não visa analisar todos os eventos ou situações em que o sujeito se sente triste, por exemplo, pois as 'respostas emocionais negativas' são caracterí­sticas do ser humano, assim como as positivas, logo, são fundamentais e da natureza do homem.
    A TCC visa diminuir a angústia que está relacionada com a distorção cognitiva (erros de processamento de idéias, dos pensamentos) de uma situação.
    Portanto, a Terapia Cognitivo-Comportamental visa alterar as interpretações errôneas que prejudicam a vida do indiví­duo, proporcinando assim o autoconhecimento.



Por: Márcia Copetti / Psicóloga

bottom of page